NOTÍCIAS & ARTIGOS

05/03/2020

Escrito por:

A inadimplência nos condomínios é situação que coloca em risco o patrimônio comum.

Alguns Condomínios com o objetivo de recuperar rapidamente as quotas inadimplidas, oferecem incentivos como descontos ou isenção de multas e juros.

Ocorre que esta prática, além de pouco saudável, é irregular sob o ponto de vista legal.

Traduzindo o aspecto jurídico da proibição, os encargos de mora (multa e juros), estão previstos na Lei e nas Convenções Condo...

20/02/2020

Escrito por:

Muitos condomínios têm nos procurado para saber se é possível proibir as locações Airbnb ou similares.

Como a questão ainda não foi definitivamente respondida pelo Poder Judiciário, sempre inicio a resposta com um “depende”.

Antes de mais nada é importante esclarecer que a modalidade"AIRBNB" é caracterizada por um   sistema "motor de busca de meio de hospedagem".

Por este motivo, esta forma de locação tem por objetivo viabilizar a hospedag...

22/01/2020

Escrito por:

De acordo com a legislação, qual é o passo a passo para a concepção de um condomínio? 

O nascimento do condomínio edilício, nome técnico dado à propriedade que possíveis partes comuns e privadas, deriva de um ato jurídico registral.

Em síntese a legislação brasileira atribui à Convenção Condominial o papel principal deste processo. Isto porque além de trazer as regras internas a respeito da convivência coletiva, especifica as características f...

07/06/2019

Escrito por:

Temos recebido aqui no escritório inúmeras questões a respeito de Condôminos idosos que estão em situação de abandono. Os questionamentos dizem respeito ao papel do Condomínio nesta questão.

Primeiramente é bom esclarecer que não é todo idoso está em situação de vulnerabilidade.

A vulnerabilidade é uma condição da pessoa que passa a necessitar de certos cuidados. Por exemplo: idosos com comprometimento severo da memória, limitações físicas que...

Tema de inúmeros processos no Poder Judiciário. Exatamente por isso, via de regra é objeto de regulamentação nas Convenções com o escopo de coibir abusos e impor penalidades aos condôminos infratores.

Alógica advém da própria Lei que determina, conforme Artigo 1.336 do Código Civil, ser dever do condômino: “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança...

Chegou o grande momento, um dos mais importantes da sua vida: deixar a casa de seus pais e assumir o seu próprio cantinho. Mas, este sonho pode se transformar em um pesadelo se você não tiver feito um bom planejamento antes de assinar o contrato.

Por isso, através do convite de minha grande amiga Dra. Bruna Neubern, vou compartilhar um pouco da minha recente experiência no que diz respeito a esta mudança mental e física.

Este é o momento?

Fund...

19/09/2017

Escrito por:

O que saber antes de comprar um lote de terreno em loteamento fechado ou condomínio de terrenos.

Escrito para o Projeto "A Quatro Mãos": instruindo e inspirando no mercado imobiliário

A Administração Condominial é uma tarefa desafiadora. Por este motivo ser síndico significa assumir papel de suma importância e grande responsabilidade, já que sua postura será decisiva para solução (ou não) de muitos problemas e na preservação do patrimônio comum.

Infelizmente, por inexperiência ou falta de conhecimento, o síndico pode cometer alguns erros...

Please reload

Clique aqui para adicionar e editar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

©2017 por Cristiane Peres.